Emater-MG discute o cenário no Circuito Mineiro de Bovinocultura; bom planejamento alimentar do rebanho é fundamental
Postado em: 24/09/2021
O aumento dos custos de produção do setor agropecuário vem causando preocupação entre os trabalhadores rurais. Um exemplo é a pecuária de leite. De acordo com o boletim Campo Futuro, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade de São Paulo (USP), entre janeiro e junho de 2021, o COE (o Custo Operacional Efetivo) da atividade leiteira subiu 11,5%.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) alerta os pecuaristas que o cenário exige muita atenção, principalmente dos produtores que, na maior parte dos casos, encontram margens apertadas nesse trabalho.
O assunto é um dos temas em discussão no Circuito Mineiro de Bovinocultura, que este ano é transmitido virtualmente, no canal da Emater-MG no YouTube. O próximo seminário será em 30/9, às 15h, e tratará das “Tecnologias Agropecuárias para o Semiárido Mineiro”.
Na live de abertura do Circuito Mineiro de Bovinocultura, disponível no canal da Emater-MG, foram citados aumentos de gastos com ração, mão de obra, medicamentos, manutenção de máquinas e equipamentos, entre outros itens necessários no setor. Mas, o insumo que mais tem pesado no bolso do produtor é a ração concentrada que, segundo o Cepea, valorizou cerca de 11%, na média Brasil, no primeiro semestre de 2021.
A forte alta do concentrado é resultado de aumentos das cotações da soja e do milho. Nos últimos 12 meses, a oleaginosa teve valorização de 35% e o milho passou por alta de quase 86%.
Agência Minas
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAutor usa telha de cerâmica para agredir homem em briga por ciúmes
Idoso de 81 anos é detido em São Gotardo suspeito de abusar sexualmente das netas de 3 e 7 anos
Homem é encontrado morto em apartamento no centro de Patos de Minas; companheira é presa
Piracema começa hoje em Minas e proíbe pesca de peixes nativos até fevereiro de 2026
Carreta com carga de milho é apreendida em Patrocínio; prejuízo de empresa pode chegar a R$ 137 mil