Por Gabriela Rabelo com informações Agência Minas
Postado em: 16/07/2025
O estudante Heitor Martins de Oliveira, da Escola Estadual Dalva Stela de Queiroz, em Patrocínio, foi selecionado como um dos 180 semifinalistas da segunda edição do Passaporte Mineiro do Conhecimento, programa de intercâmbio internacional promovido pelo Governo de Minas Gerais. A lista dos classificados foi divulgada na última segunda-feira (15) pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG).
Heitor agora concorre a uma das 90 bolsas de estudo para cursar o 2º ano do Ensino Médio no exterior, com todas as despesas pagas pelo Estado, incluindo passagens aéreas, hospedagem, visto, seguro saúde, taxas acadêmicas e ajuda de custo mensal.
Os semifinalistas foram escolhidos após uma imersão formativa realizada em junho, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A seleção levou em conta o desempenho escolar, frequência, engajamento nas atividades e a consistência dos vídeos de motivação enviados pelos estudantes.
Com investimento de cerca de R$ 20 milhões, o Passaporte Mineiro do Conhecimento busca ampliar o acesso à educação internacional e reconhecer o talento dos estudantes da rede estadual. Até 2026, 150 jovens mineiros serão contemplados com a experiência de estudar fora do país.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAutor usa telha de cerâmica para agredir homem em briga por ciúmes
Idoso de 81 anos é detido em São Gotardo suspeito de abusar sexualmente das netas de 3 e 7 anos
Homem é encontrado morto em apartamento no centro de Patos de Minas; companheira é presa
Piracema começa hoje em Minas e proíbe pesca de peixes nativos até fevereiro de 2026
Carreta com carga de milho é apreendida em Patrocínio; prejuízo de empresa pode chegar a R$ 137 mil