Da redação da Módulo FM
Postado em: 18/09/2025
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, em 1º turno, nesta quarta-feira (17), o Projeto de Lei nº 276/2023, que cria a Política Estadual de Educação do Campo. A proposta é de autoria da deputada estadual Maria Clara Marra (PSDB) e estabelece medidas específicas para ampliar e fortalecer o ensino básico em comunidades rurais.
O texto define como população do campo agricultores familiares, ribeirinhos, quilombolas, extrativistas, pescadores artesanais, trabalhadores assalariados rurais, assentados e acampados da reforma agrária, além de outros grupos que têm a vida vinculada ao meio rural e que enfrentam dificuldades históricas no acesso à educação.
Entre as ações previstas estão a formação de professores para atuar em escolas rurais, garantia de infraestrutura adequada, transporte escolar, inclusão digital e recursos de acessibilidade para estudantes com deficiência, autismo ou altas habilidades. O projeto também prevê que a alimentação escolar leve em conta os hábitos alimentares locais, fortalecendo vínculos culturais e a produção das próprias comunidades.
Outro ponto destacado é a participação da população rural no acompanhamento e no controle da qualidade da educação oferecida.
O Projeto de Lei ainda precisa ser analisado em 2º turno no plenário. Se aprovado, seguirá para sanção do governador e deverá ser regulamentado em até 60 dias.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAutor usa telha de cerâmica para agredir homem em briga por ciúmes
Idoso de 81 anos é detido em São Gotardo suspeito de abusar sexualmente das netas de 3 e 7 anos
Homem é encontrado morto em apartamento no centro de Patos de Minas; companheira é presa
Piracema começa hoje em Minas e proíbe pesca de peixes nativos até fevereiro de 2026
Carreta com carga de milho é apreendida em Patrocínio; prejuízo de empresa pode chegar a R$ 137 mil