Postado em: 25/03/2020
O Bispo da Diocese de Patos de Minas, Dom Claudio Nori Sturm, emitiu uma nota com novas recomendações para a igreja católica, devido ao coronavírus (covid-19). Dentre as orientações está sobre forma das celebrações da semana semana Santa e Páscoa, que serão fechadas com a possibilidade de transmissão por meios de comunicação.
Veja a nota na ítegra:
"
NOTA DA DIOCESE DE PATOS DE MINAS
Novas orientações sobre a prevenção ao Coronavírus (Covid-19)
Em tempo de provações e incertezas para todos nós, somos chamados a intensificar a oração e manter a fidelidade a Deus, confiantes ao que nos diz o Apóstolo Paulo: “O Senhor, porém é fiel: Ele vos confirmará e vos guardará do Maligno” (2Ts 3,3).
Ante os novos desdobramentos da gravidade de difusão da pandemia do Coronavírus (COVID-19), e dos graves riscos que podemos correr se não adotarmos as medidas exigidas pelas autoridades sanitárias e governamentais, após a decretação do estado de emergência pelo Congresso Nacional, em todos o país, venho confirmar todas as recomendações emanadas das duas notas anteriores, que continuam em vigor, e peço vivamente a observação das seguintes recomendações suplementares:
I - Atendimento do expediente paroquial e abertura das Igrejas:
Os escritórios Paroquiais fiquem momentaneamente fechados. Providenciese uma forma de manter o serviço e informação aos fiéis a partir de casa. O mesmo ordenamento vale para os departamentos da Mitra Diocesana. Estude-se um modo de organizar a parte administrativa para fechamento dos boletins no final do mês e o envio da prestação de contas à Mitra Diocesana.
Como o povo deve permanecer em casa incentive-se que as famílias organizem um ambiente de oração para fazer a leitura orante da Palavra e a recitação do Santo Rosário. Nesse caso as Igrejas permaneçam temporariamente fechadas e as pessoas acompanhem a Santa missa pelo Rádio, meios de comunicação social e Internet. Cada Pároco tome as devidas providências para que as famílias permaneçam em atitude de oração e cultivem a fé com o auxílio de subsídios de oração. O Pe. Frederico fará chegar a todos os Padres um material para a celebração da Palavra de Deus com a família. Em sinal de comunhão e unidade permaneçamos em sintonia com a Igreja através dos boletins de informação do Site e Facebook da nossa Diocese. Conclamo a todos a manter viva a esperança e confiança em Deus, pois Ele é Fiel.
II - Orientações Litúrgico Pastorais acerca da Semana Santa 2020
Considerando o caso de impedimento para celebrar a liturgia de maneira comunitária, apoiados no Decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Prot. n. 153⁄20, de 19 de março de 2020), ficam assim ordenadas as Celebrações da Semana Santa válidas somente para este ano de 2020:
De maneira geral, segue-se as Missas de forma privada, sem aglomeração de pessoas, apenas o Padre e a equipe de liturgia, na Igreja Matriz.
Usam-se os textos normais do Missal Romano e leituras próprias do Lecionário.
Quanto aos cantos, adote-se o Hinário Litúrgico e cantos próprios para a celebração, de forma simples e não delongada.
Aqueles que tiverem a oportunidade transmitam a celebração via rádio, TV ou redes sociais.
É aconselhado que se divulgue os horários para que os fiéis possam rezar em seus lares.
Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor:
Sendo a celebração de maneira privada, utiliza-se a terceira forma, conforme Missal Romano pág. 229, fazendo menção da entrada do Senhor em Jerusalém e a missa como de costume.
Uma forma de se fazer memória desse momento, seria os presentes estarem com ramos nas mãos.
Segunda, terça e quarta feira Santas
Como costume em nossa região as expressões de piedade popular, sobretudo as procissões, segue a suspensão das mesmas, podendo serem transferidas para outros dias convenientes, por exemplo 14 e 15 de setembro (Dia da Exaltação da Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, respectivamente).
Missa do Crisma
Fica adiada a Missa do Crisma para uma data a ser estabelecida posteriormente, conforme as condições para reunir todo o Clero realizar renovação das promessas da Ordenação. [(Avaliando o caso concreto nos diversos países,
o Bispo tem a faculdade de a adiar para data posterior” (Cf. Decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Prot. n. 153⁄20, de 19 de março de 2020).]
Tríduo Pascal
Quinta-Feira Santa – Ceia do Senhor
Que todos os padres celebrem nesse dia, em lugar adequado, sem o povo.
O lava pés, facultativo na celebração, deve ser omitido.
No fim da missa, o Santíssimo Sacramento seja guardado no Sacrário, omitindo a procissão, podendo haver breve momento de adoração.
Como de costume se desvela o altar e cobrem-se as imagens.
Incentive os fiéis a fazerem memória em suas casas, sobretudo pelo dom da partilha do pão e a caridade.
Sexta-Feira Santa – Paixão do Senhor
Segue-se o rito conforme o Missal Romano, pág. 254, não se omitindo nenhuma parte.
Na Oração Universal propõe-se uma intenção especial, pelo tempo que vivemos (cf. Missal Romano, pág. 255, num. 12). Abaixo segue a mesma:
XI - PELO MUNDO QUE SOFRE NESTA PANDEMIA
OREMOS, por todos os que sofrem direta e indiretamente as consequências desta pandemia mundial: que Deus nosso Pai nos dê força neste momento de luta e nos ajuda com sua graça a superarmos toda essa crise.
Deus Eterno e todo poderoso imploramos o vosso auxílio na luta contra essa pandemia que espalha medo, pânico e devasta a humanidade, trazendo prejuízos em todas as dimensões. Concede saúde do corpo e da alma aos infectados, proteção e paz aos sãos e concede o vosso constante auxílio para os que trabalham no campo da saúde. Por Cristo Senhor Nosso.
A Apresentação e Adoração da Cruz seja feita de forma simples.
Incentive-se os fiéis a viverem esse dia em seus lares através da oração da Via Sacra, e ainda pela leitura do Evangelho (Jo 18, 1-19, 42) e contemplação do Crucifixo.
Sábado Santo – Vigília Pascal
Para o Início da Vigília, omite-se o acender do fogo, prepare-se o Círio, conforme Missal pág. 272 e se acende o mesmo, e vai-se em procissão até o presbitério.
Segue o Precônio Pascal (Exsultet) da forma breve (Missal, pág. 277).
A Liturgia da Palavra, seja proclamada duas ou três leituras do Antigo Testamento (sendo uma delas a de Ex 14), com seus Salmos e Orações respectivos, seguido do canto do Glória e a Oração do Dia, e ainda a Epístola e o Evangelho.
Para a Liturgia Batismal, apenas se renovam as promessas batismais.
Segue-se a Liturgia Eucarística.
Aos fiéis incentive-se a reunião familiar, com a leitura da Palavra de Deus, também o já conhecido “Círio da Família” seja uma forma de incentivo nesse dia.
Domingo de Páscoa
A missa é como de costume, lembrando da Sequência a ser cantada nesse dia.
Incentive aos fiéis a Páscoa em família, pela Leitura da Palavra de Deus, preces e partilha da mesa.
Observações:
As observações acima estão embasadas no Decreto citado anteriormente e adaptadas à nossa realidade Diocesana.
A Diocese aguarda a preparação de um material próprio a ser divulgado, como uma forma de unidade, de modo a incentivar a Liturgia doméstica, com roteiros de celebrações para a família, sobretudo para o Tríduo Pascal, valorizando a Palavra de Deus e o sacerdócio comum dos fiéis, que poderão conter, além de breves ritos iniciais, conclusivos, cânticos e símbolos.
Aqueles que já conhecem e tem costume incentive-se a oração da Liturgia das Horas. As expressões de piedade popular sejam feitas em tempo oportuno.
Lembram-se sempre de todos os cuidados para as celebrações nesse tempo, de higiene cuidado para a não transmissão do vírus.
Demais questões que surgirem serão resolvidas junto ao Bispo Diocesano
Invocamos sobre os Sacerdotes, religiosos/as, Seminaristas, todos os fiéis e as famílias a bênção de Deus todo poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo, Amém!
Saúde e Paz!
Patos de Minas, 23 de março de 2020. "
Rafael Pires/Janio Luiz (Lucco)-Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAutor usa telha de cerâmica para agredir homem em briga por ciúmes
Idoso de 81 anos é detido em São Gotardo suspeito de abusar sexualmente das netas de 3 e 7 anos
Homem é encontrado morto em apartamento no centro de Patos de Minas; companheira é presa
Piracema começa hoje em Minas e proíbe pesca de peixes nativos até fevereiro de 2026
Carreta com carga de milho é apreendida em Patrocínio; prejuízo de empresa pode chegar a R$ 137 mil