O projeto prevê a municipalização de escolas estaduais para atender a demanda de alunos dos anos iniciais
Postado em: 20/10/2021
Será realizada na tarde dessa quinta-feira (21) às 17h* na Câmara Municipal de Patrocínio uma Reunião Extraordinária para a discussão e votação do Processo de Lei nº 304/2021 de autoria do Prefeito Deiró Marra que dispõe sobre a autorização para a adesão ao “Projeto Mãos Dadas” do Governo Estadual de Minas Gerais.
Tal Processo de Lei vem na contramão do que tem ocorrido nos últimos dias. Na última quinta-feira (14) o Governo Municipal de Patrocínio havia oficializado junto à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) a desistência ao “Projeto Mãos Dadas” que prevê condições para a municipalização de escolas estaduais para atenderem a demanda de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano).
Em nota, a SEE-MG informou que algumas propostas do município não puderam ser acatadas pelo Governo Estadual por estarem em desacordo com o Artigo nº 70 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Caso aprovado, o “Projeto Mãos Dadas” irá atender as seguintes escolas:
• E.E. Dalva Estala de Queiroz (Santa Terezinha) e E.E. Joaquim Dias (São Benedito) - onde haverá a absorção de 140 alunos da E.E. Dalva Estala de Queiroz e 124 alunos dos anos iniciais além de 47 alunos do pré-escolar (4 e 5 anos) da E.E. Joaquim Dias com a construção de uma nova escola nas proximidades da E.E. Dalva Estala de Queiroz.
• E.E. Odilon Behrens (São João da Serra Negra) – haverá a absorção dos alunos da escola e será construída uma escola no terreno do C.E.I. Municipal Maria Abadia Peres, que receberá 150 alunos dos anos iniciais e 39 alunos do pré-escolar da E.E. Odilon Behrens.
• E.E. Coronel João Cândido Aguiar (São Vicente) – haverá a absorção completa da escola e serão realizadas reformas e adequações do prédio.
• E.E. Professora Célia Lemos (Boa Esperança) – haverá a absorção por completo da escola e os alunos serão transferidos para a E.E. Mariana Tavares, além da transferência do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) para a E.E. Prof.ª Célia Lemos. Esta será a escola para atendimento especializado a alunos com deficiências, cumprindo a meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE).
• E.E. Coronel Elmiro Alves do Nascimento (Distrito de Silvano) – haverá coabitação neste primeiro momento até a finalização da construção de uma nova escola no distrito.
• E.E. Amir Amaral (Marciano Brandão) – haverá absorção dos alunos dos anos iniciais da escola para a E.M. Casimiro de Abreu. Além disso, será coabitada até a finalização da construção de um anexo de 8 a 10 salas para atender a infantil.
• E.E. Irmã Gislene (São Cristóvão) – haverá a absorção dos alunos dos anos iniciais para a escola E.M. Judite Costa Furtado, além da construção de quatro salas, dois banheiros, aumento na cozinha e reforma e adequação do prédio para atender a nova demanda. Serão oferecidas duas salas para aulas em tempo integral.
• E.E. José Eduardo de Aquino (Morada Nova) – no primeiro momento os alunos serão remanejados para a E.M. Rogério Leonardo de Oliveira e posteriormente será construída uma nova escola no bairro Morada Nova com vinte salas, quadra poliesportiva e anfiteatro.
• E.E. Irma Carvalho (Serra Negra) – haverá a transferência de 295 alunos dos anos iniciais para a E.M. Maria Isabel Queiroz Alves (CAIC) e, em contrapartida, serão remanejadas dez turmas do CAIC para a E.E. Irma Carvalho (4 e 5 anos). Será realizada ampla reforma na escola e a construção de duas salas de aula, com a possibilidade da transferência de alunos dos Centros Municipais João Ananias Pereira e Leonor de Castro Magalhães, abrindo vagas nos dois centros, cumprindo a META 1 do Plano Municipal de Educação – PME.
• E.E. Líbia Lassi Lopes (Santo Antônio) – haverá a absorção completa, além de reforma, ampliação e adequações no prédio.
• E.E. Mariana Tavares (Bairro Constantino) – a escola será absorvida por completa e terá reforma, ampliação e adequações no prédio.
• E.E. Venina Tavares (Salitre de Minas) – será construída nova escola no terreno do C.E.I.M. Maria Conceição Borges Paiva, portanto a escola será coabitada até a finalização da construção, para isso será feita reforma, ampliação e adequações no prédio.
Durante a Reunião Extraordinária também será discutido e votado o Processo de Lei nº 305/2021 de autoria que dispõe sobre a permuta de imóveis entre Estado de Minas Gerais e o Município de Patrocínio.
Caso aprovado, será permutado o imóvel onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Esportes pelo imóvel do Estado de Minas Gerais onde atualmente está situada a Superintendência Regional de Ensino.
Stéfany Christina/Janio Luiz – Módulo FM
*Alteração na matéria às 16h para modificar a data da Reunião Extraordinária, visto que a anterior foi adiada (quarta-feira às 17h).
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramProfessor é investigado por suspeita de abuso sexual de crianças em Patos de Minas
Polícia Militar apura furto de telhado de galpão em fazenda de Patrocínio
Seis pessoas são presas em operação contra o tráfico de drogas no bairro Enéias
Máquinas chegam à MG-230 e obras de recuperação entre Patrocínio e Salitre são iniciadas
Serra do Cruzeiro recebe 5º Festival de Pipas no fim de agosto