O local possui vinte vagas para jovens do sexo masculino autores atos infracionais
Postado em: 10/11/2021
Foi inaugurada nesta terça-feira (9) pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), a Casa de Semiliberdade de Patrocínio. Também foram inauguradas Casas de Semiliberdade em Uberlândia e Uberaba, todas possuem 20 vagas cada e estão preparadas para o atendimento de jovens do sexo masculino autores de atos infracionais, além do Centro de Internação de Tupaciguara que possui 38 vagas masculinas para internação e internação provisória.
“É um grande projeto que visa trazer prevenção à criminalidade local, resposta educativa com protagonismo aos jovens que possam reescrever suas histórias. E dentro desse processo participam todos os atores do Sistema Integrado de Segurança Pública e do Sistema de Garantia de Direitos. É uma grande conjunção de esforços para alcançar os melhores resultados para o município”, informou o Subsecretario do Sistema Socioeducativo no Estado de Minas Gerais, Leandro Henrique Almeida.
Para viabilizar o funcionamento das Casas de Semiliberdade foi adotado o modelo chamado de “cogestão”, no qual consiste em uma parceria com uma entidade sem fins lucrativos, que neste caso é a Organização da Sociedade Civil Polo de Evolução de Medidas Socioeducativas (PEMSE), denominada OSC, ficando sob o acompanhamento, supervisão e fiscalização da Suase.
Nestas casas, para o cumprimento de medidas socioeducativas, previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, a Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), da Sejusp, trabalha com eixos de cultura, esporte, escolarização, profissionalização, arte e lazer.
“Aqui eles têm todo o desenvolvimento de um trabalho técnico acompanhado de uma equipe multiprofissional composta por advogado, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, pedagogo e desenvolvem atividades profissionalizantes, oficinas profissionalizantes, inserção no mercado de trabalho e toda atividade de escolarização, de cultura e de esportes, com isso, a gente pretende cumprir todas as nossas metas do nosso programa que é trabalhar o adolescente, a família e a sociedade”, pontuou o presidente do PEMSE, Dr. Fernando Rocha.
A inauguração destas unidades socioeducativas foi acordada por meio da 2ª Pactuação de Atos Preparatórios para a Expansão do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Pacto de Expansão). Trata-se de um compromisso firmado entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Estado de Minas Gerais, por intermédio da Sejusp, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), e da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).
O secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Jeferson Botelho, considera as implantações uma grande conquista para a região do Triângulo e do Alto Paranaíba.
“É um avanço da segurança pública de Minas Gerais até para fazer jus ao rótulo de estado mais seguro do país. Inevitavelmente a gente percebe que o Triângulo Mineiro tem dado uma cota de grande contribuição para que realmente nós tenhamos um estado muito mais seguro. É dever da sociedade, é dever da família, é dever da comunidade e do poder público assegurar com absoluta prioridade os direitos fundamentais da Criança e do Adolescente”, afirmou.
A Casa de Semiliberdade de Patrocínio receberá um investimento, até novembro de 2022, de aproximadamente R$ 3.250.000,00. O local é composto por quartos, área externa para prática de esportes, espaços para atendimento qualificado dos jovens e salas da administração. A princípio, serão 33 profissionais trabalhando na Casa, todos eles contratados pela OSC parceira.
Stéfany Christina/Rafael Pires – Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramProfessor é investigado por suspeita de abuso sexual de crianças em Patos de Minas
Polícia Militar apura furto de telhado de galpão em fazenda de Patrocínio
Seis pessoas são presas em operação contra o tráfico de drogas no bairro Enéias
Máquinas chegam à MG-230 e obras de recuperação entre Patrocínio e Salitre são iniciadas
Serra do Cruzeiro recebe 5º Festival de Pipas no fim de agosto