Por André Luiz Costa | Módulo FM – Foto: Ilustrativa
Postado em: 24/10/2025
A confirmação preliminar de dois casos de sarampo em crianças de Uberlândia acendeu o sinal de alerta na região. A Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio acompanha a situação e já prepara ações preventivas para reforçar a imunização no município.
De acordo com a secretária de Saúde, Luciana Rocha, a proximidade entre as cidades exige atenção redobrada. “Com os casos de sarampo, faremos o mesmo que foi feito em relação aos casos de febre amarela, ou seja, visitas nas casas reforçando a vacinação. Temos que ter um cuidado maior no dia a dia, porque o transporte de Uberlândia a Patrocínio é intenso, por ser uma cidade muito próxima, então temos circulação de pessoas entre os dois municípios o tempo todo”, destacou.
Em Uberlândia, os exames realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) apontaram resultado positivo para duas meninas menores de quatro anos. A Secretaria de Saúde do município anunciou um bloqueio vacinal entre familiares, profissionais de saúde e cerca de 3,6 mil crianças com a vacinação em atraso.
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida pelo ar por meio de tosse, espirros e secreções. A única forma eficaz de prevenção é a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola.
O Ministério da Saúde reforça o pedido para que pais e responsáveis mantenham a vacinação das crianças em dia.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAutor usa telha de cerâmica para agredir homem em briga por ciúmes
Idoso de 81 anos é detido em São Gotardo suspeito de abusar sexualmente das netas de 3 e 7 anos
Homem é encontrado morto em apartamento no centro de Patos de Minas; companheira é presa
Piracema começa hoje em Minas e proíbe pesca de peixes nativos até fevereiro de 2026
Carreta com carga de milho é apreendida em Patrocínio; prejuízo de empresa pode chegar a R$ 137 mil