Conselho diz que interesse em divulgar safra superior à realidade é do mercado
Postado em: 12/04/2023
O Conselho Nacional do Café divulgou nota em tom de crítica sobre comentários contraditórios que confundem o mercado relativos aos números da safra de café 2023/2024. As notícias e boatos tomaram conta de informativos sobre o volume a ser colhido.
Algumas dessas informações afirmam que os dados publicados foram levantados junto a cooperativas, produtores e supostos “traders”. O CNC considera que “as cooperativas e os produtores são simplesmente usados nesses casos”.
O conselho diz que o interesse em divulgar uma safra muito superior à realidade é do mercado, deixando de lado, propositadamente, levantamentos técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A nota, assinada pelo presidente Silas Brasileiro lembra aos produtores que o setor passou por longo período de seca, geada, chuva de granizo e o abortamento da florada de agosto de 2022. Detalha ainda que cada um deve avaliar os negócios de sua conveniência, visto que o CNC não trabalha com mercado e, sim, com a produção de café brasileira de suas cooperativas.
Daniel Henrique-Módulo FM/CNC
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAutor usa telha de cerâmica para agredir homem em briga por ciúmes
Idoso de 81 anos é detido em São Gotardo suspeito de abusar sexualmente das netas de 3 e 7 anos
Homem é encontrado morto em apartamento no centro de Patos de Minas; companheira é presa
Piracema começa hoje em Minas e proíbe pesca de peixes nativos até fevereiro de 2026
Carreta com carga de milho é apreendida em Patrocínio; prejuízo de empresa pode chegar a R$ 137 mil