Por André Luiz Costa | Módulo FM com Ascom CNC
Postado em: 12/07/2025
O Conselho Nacional do Café (CNC) se manifestou nesta sexta-feira (11) sobre as tarifas anunciadas pelo governo dos Estados Unidos que afetam diretamente o café brasileiro.
Segundo o presidente do CNC, o ex-prefeito de Patrocínio e ex-deputado federal Silas Brasileiro, a medida preocupa todo o setor cafeeiro, impactando a cadeia produtiva no Brasil e gerando custos adicionais ao consumidor norte-americano.
O Conselho também ressaltou que o café é um hábito diário na rotina dos americanos, o que pode ampliar os efeitos inflacionários da tarifa sobre o produto. Para o CNC, o governo brasileiro está adotando uma postura correta ao buscar negociações, buscando garantir estabilidade ao mercado diante das incertezas.
A entidade alertou ainda que a taxação específica sobre o café brasileiro, se não for aplicada igualmente a outros exportadores, pode gerar distorções e consequências comerciais. O CNC reafirma seu compromisso com a sustentabilidade da cafeicultura e aguarda os desdobramentos das tratativas conduzidas pelo Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para então intensificar ações de expansão a outros mercados consumidores.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramConselho Nacional do Café se posiciona contra tarifas dos EUA sobre o café brasileiro
Baianinho de Mauá e Gugu Sem Medo se enfrentam neste sábado no 3º Mega Torneio de Sinuca do Dudu
Detento é encontrado morto dentro de cela na penitenciária de Patrocínio
8ª rodada do Campeonato Amador Unificado de Patrocínio começa neste sábado com bons jogos