Especialistas discutem medidas de enfrentamento e acolhimento às vítimas de violência doméstica em Patrocínio
Postado em: 14/06/2024
O curso de Direito e a área de Extensão do Unicerp promoveram, na última quarta-feira (12), um debate sobre a violência contra a mulher. A mesa redonda contou com a presença de diversos profissionais e especialistas, incluindo a jornalista Leid Carvalho, diretora da Módulo FM, a delegada Patrícia Amaral, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da Polícia Civil, a advogada Núbia Costa, a psicóloga Núbia Fernanda e a estudante de Direito, Stefany Pinheiro.
A noite teve uma participação especial do Sargento Ítalo, do 46º Batalhão da Polícia Militar, que elogiou a iniciativa do Unicerp e ressaltou a importância de discussões constantes sobre o tema, destacando a prevalência da violência doméstica. “Mesmo com a promulgação da Lei Maria da Penha, em 2006, a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica chegou a Patrocínio somente em 2019. Mas, mesmo sendo bastante recente, nós somos os únicos no País que realizamos o protocolo de atendimento, não só com a vítima, mas também com o autor”, explicou o sargento.

Segundo ele, o trabalho realizado em Patrocínio envolve uma colaboração estreita entre a Polícia Civil, advogados especializados, psicólogos e a mídia. “O atendimento à vítima de violência, para ser eficaz, deve ser completo, abrangendo todas as áreas da nossa sociedade”, concluiu.
A delegada Patrícia Amaral destacou que diariamente são expedidas medidas protetivas para mulheres em Patrocínio, que chegam à delegacia fragilizadas por terem sofrido diferentes formas de violência, seja física, patrimonial, psicológica ou moral. “As mulheres atendidas por nós recebem toda a atenção e acolhimento necessários e, após a oitiva, já saem de lá com o encaminhamento ao Poder Judiciário”, afirmou.
Para o coordenador do curso de Direito, professor Rodrigo Lopes, o evento cumpriu seu propósito de reunir diferentes profissionais para debater com os alunos um tema de grande relevância para toda a sociedade.
⌨️ Por André Luiz Costa | Módulo FM com Cecília Araújo / Comunicação Unicerp
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAutor usa telha de cerâmica para agredir homem em briga por ciúmes
Idoso de 81 anos é detido em São Gotardo suspeito de abusar sexualmente das netas de 3 e 7 anos
Homem é encontrado morto em apartamento no centro de Patos de Minas; companheira é presa
Piracema começa hoje em Minas e proíbe pesca de peixes nativos até fevereiro de 2026
Carreta com carga de milho é apreendida em Patrocínio; prejuízo de empresa pode chegar a R$ 137 mil