Postado em: 18/03/2020
A Diocese de Patos de Minas divulgou uma nota com medidas de prevenção ao novo coronavírus. As mudanças seguem recomendações das autoridades civis e da saúde pública, e valem para todo o território (setores, paróquias e comunidades).
Ficam suspensos temporariamente os encontros de Catequese, os eventos e atividades das pastorais, comissões e movimentos sociais, promoções culturais (festas, cafés, chás, almoços, jantares, confraternizações), além do Congresso Diocesano dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística.
Quanto à celebração da Santa Missa e dos demais Sacramentos, a Diocese definiu os seguintes pontos:
1. ficam suspensas as Celebrações Eucarísticas públicas, de 18 de março a 03 de abril.
Entretanto, em todas as paróquias, os presbíteros celebrem, diariamente, a Santa Missa, de forma privada, em favor do Povo de Deus;
2. a missa dominical das 7h na Catedral de Santo Antônio será mantida com a presença apenas da equipe de liturgia e com a transmissão pela Rádio Clube, para que as pessoas possam acompanhar de suas casas. O mesmo vale para as demais Paróquias onde há possibilidade da transmissão da missa dominical pelos meios de comunicação, que seja celebrada com a presença apenas da equipe de liturgia.
3. na impossibilidade de participação presencial, neste tempo de exceção, a Santa Missa, com a comunhão espiritual, pode ser acessada por meio da televisão, do rádio e da internet, cumprindo, assim, o preceito dominical;
4. não sejam realizadas celebrações penitenciais comunitárias, e mantenham-se as confissões individuais;
5. sejam celebrados somente Batismos de emergência;
6. sobre matrimônios já agendados, trate-se com os noivos a respeito da conveniência de sua celebração pública;
7. ficam suspensas, por tempo indeterminado, as novenas, tríduos e procissões programadas;
8. sobre as celebrações da Semana Santa e Páscoa serão emitidas, em tempo oportuno, orientações específicas.
O bispo diocesano Dom Cláudio Nori Sturm disse em mensagem destinada a todos os fiéis: “Atingidos por essa pandemia, que não foi querida por Deus, mas por Ele permitida; sintamos um forte convite à conversão neste tempo quaresmal. É tempo de alimentar a esperança, promover a solidariedade e incentivar a oração. É tempo de ousada criatividade para cuidar do rebanho.
Sob a intercessão de Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio, rezemos pelas autoridades, profissionais da saúde, vítimas e todos os que mantêm os serviços essenciais da sociedade, para superarmos a crise que atinge a todos indistintamente.”
Foto: Diocese de Patos de Minas
Daniel Henrique/Janio Luiz (Lucco)-Módulo FM
Quarta-Feira 18/03/2020 - 09:00
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramPolícia Militar intensifica treinamentos em Patrocínio e região durante o feriado prolongado
Ônibus com transporte irregular é apreendido na MG-190, em Monte Carmelo
Motociclista de Cruzeiro da Fortaleza morre após ser arrastada por carro em acidente em Uberlândia
Região do Cerrado Mineiro atinge cinco milhões de selos para cafés industrializados