Por Gabriela Rabelo e André Luiz Costa | Módulo FM
Postado em: 10/07/2025
Foto: Agência Minas Gerais
Quatro escolas estaduais de Patrocínio estão entre as pré-selecionadas para possível adesão ao Programa das Escolas Cívico-Militares e promovem nesta semana assembleias com a comunidade escolar para apresentar o projeto e consultar pais, alunos e demais representantes.
A Escola Estadual Irmã Gislene realiza sua Assembleia de Apresentação e Consulta nesta quinta-feira (10), das 19h às 22h, em sua sede. A reunião contará com a presença da equipe gestora, que vai apresentar os detalhes do programa e esclarecer dúvidas sobre o processo de manifestação de interesse.
Além da Irmã Gislene, também integram a lista de pré-selecionadas as escolas estaduais Dom Lustosa, José Eduardo Aquino e Professora Ormy Araújo Amaral. A Escola Dom Lustosa realizou sua assembleia nesta quarta-feira (9). Na mesma data da Irmã Gislene, a Escola José Eduardo Aquino também promove seu encontro com a comunidade. Já a Escola Professora Ormy Araújo Amaral agendou a assembleia para a próxima segunda-feira, dia 14 de julho.
As reuniões têm como objetivo principal informar a comunidade escolar sobre o funcionamento do modelo cívico-militar e coletar opiniões sobre uma possível adesão.
O jornalismo da Módulo FM entrou em contato com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e a comunicação do Governo Estadual respondeu por meio de nota todo o processo da possível implementação das Escolas Cívico-Miltares. Confira de forma resumida nos tópicos abaixo:
- Consulta pública: A ampliação do Programa das Escolas Cívico-Militares em Minas Gerais está sendo conduzida com escuta ativa das comunidades escolares, por meio de assembleias com gestores, professores, estudantes e famílias.
- Adesão não obrigatória: A implantação do modelo ocorrerá apenas em escolas selecionadas após análise técnica, mesmo que haja manifestação favorável da comunidade.
- Gestão colaborativa: O programa prevê uma gestão conjunta entre a Secretaria de Educação (SEE/MG), a Polícia Militar (PMMG) e o Corpo de Bombeiros (CBMMG), com foco na promoção de valores como respeito, disciplina e cooperação. Não há mudanças na estrutura pedagógica ou curricular.
- Resultados positivos: Desde 2020, nove escolas em Minas Gerais adotaram o modelo, que apresentou melhorias no IDEB, queda na evasão escolar e aumento nas taxas de aprovação.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramMinicurso em Patrocínio aborda gestão de cafeterias com base na experiência internacional
Nota de Falecimento: Paulo César Gonçalves (BH), aos 57 anos
R$ 240 mil: ex-presidente do CAP, Roberto Avatar, o Tatá, cobra dívida do clube
Escolas de Patrocínio realizam assembleias para discutir adesão ao modelo cívico-militar