Por André Luiz Costa | Módulo FM com Comunicação Expocacer
Postado em: 05/09/2025
A Expocacer, Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, completou nesta quinta-feira (04) 32 anos de fundação. Criada em 1993 em Patrocínio, a entidade se tornou uma das principais referências da cafeicultura nacional e internacional, exportando mais de 1,5 milhão de sacas de café por ano para mais de 35 países nos cinco continentes.
A cooperativa representa a produção do Cerrado Mineiro, primeira região do Brasil a conquistar a Denominação de Origem para o café, e investe em inovação e sustentabilidade. Entre os marcos, foi a primeira do mundo a obter o selo de agricultura regenerativa e realizou a exportação de café em navio cargueiro à vela com energia solar.
“O Expocacer nasceu da força dos produtores e segue sendo feita de pessoas para pessoas. Esses 32 anos representam muito mais que uma trajetória de sucesso: simbolizam a união, a resiliência e o compromisso de cada cooperado, colaborador e parceiro que acredita no potencial transformador da cafeicultura do Cerrado Mineiro”, afirmou Simão Pedro de Lima, diretor-presidente executivo da cooperativa.
Para Mariana Velloso Heitor, presidente do Conselho de Administração, a data também reforça a identidade coletiva dos produtores: “Celebrar 32 anos é comemorar a união e a visão de cada cooperado que acredita na força do coletivo. Nosso propósito segue firme: inspirar, fomentar e nutrir uma cafeicultura de vanguarda, valorizando a cafeicultura do Cerrado Mineiro, fortalecendo nossa identidade e expandindo as oportunidades para todos que fazem parte dessa grande família Expocacer.”
Com mais de 760 cooperados, armazéns com capacidade superior a 1 milhão de sacas e presença em hubs nos Estados Unidos e Inglaterra, a Expocacer segue ampliando fronteiras e reforçando o papel do Cerrado Mineiro como referência global em cafés de qualidade.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSegunda edição do evento Vinhos e Vidas já tem data confirmada
Nota de Falecimento: Baltazar Nascimento Carneiro Marques, aos 57 anos
Prefeito assina contratos do programa habitacional e projeta entrega de quase 1.800 moradias
Homem é preso após tentativa de homicídio na área rural de Cruzeiro da Fortaleza
Homem é agredido durante confusão no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Patrocínio