Demora para cidadãos obterem RG gera insatisfação na população; solução depende da Prefeitura
Postado em: 16/05/2024
A situação para os cidadãos de Patrocínio e região conseguirem suas carteiras de identidade tem sido um desafio, pela demora para se obter o documento. Segundo uma fonte revelou ao Jornalismo da Módulo FM, que recebeu reclamações, a dificuldade se deve à falta de equipamentos e de pessoal para atender a demanda. A cidade conta com apenas dois equipamentos para a emissão de RGs, fornecidos pela Polícia Civil, e os funcionários responsáveis pelo serviço são da Prefeitura.
Ao contrário de Patrocínio, outras cidades da região, como Patos de Minas, têm um número maior de equipamentos e servidores, o que facilita um atendimento mais rápido. Os agendamentos são feitos virtualmente e as vagas são disponibilizadas diariamente, mas a quantidade de 30 a 35 emissões, é insuficiente para atender a demanda crescente.
Além de Patrocínio, o posto de emissão de carteiras de identidade local, que funciona anexo ao hipermercado Bretas, também atende os municípios de Guimarânia e Serra do Salitre, o que sobrecarrega ainda mais o sistema. A fonte informou que têm sido realizados mutirões mensais para tentar reduzir a fila de espera, mas sem equipamentos adicionais e mais servidores, a situação permanece crítica.
Outro problema apontado é a falta de comparecimento de cidadãos que agendam o serviço, mas não comparecem no dia marcado. Este comportamento agrava ainda mais a situação, pois bloqueia vagas que poderiam ser utilizadas por outras pessoas realmente necessitadas do documento.
Ela explicou que já foram enviados orçamentos para a prefeitura para a aquisição de novos equipamentos, mas até o momento, nenhuma medida foi tomada. "O equipamento é caro e há apenas uma empresa fornecedora devido à integração com o sistema da Polícia Civil", disse.
A fonte ressaltou que para melhorar o atendimento, é fundamental que a prefeitura invista na compra de mais equipamentos e na capacitação de novos servidores. Sem esses investimentos, a capacidade de atendimento continuará limitada, gerando insatisfação na população que precisa do serviço.
No caso de Patos de Minas, a agilidade para as emissões dos RGs se deve ao fato de na cidade o serviço ser feito em uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) — que pertence ao Governo do Estado com mais estrutura e pessoal — e uma instalação de uma unidade desta em Patrocínio poderia também ser um caminho para a resolução do problema.
Nossa reportagem procurou a Prefeitura de Patrocínio para saber um posicionamento com relação ao assunto e quando obtivermos a resposta acrescentaremos à matéria no site.
⌨️ Por André Luiz Costa e Tony Galvão | Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram1ª Coffee Run será neste domingo com renda revertida ao Hospital do Câncer de Patrocínio
Golpes com nome da Expocacer atingem comércio local em Patrocínio
Nota de Falecimento: Antônio Gonçalves (Antônio do Manezim), aos 80 anos
Polícia Militar prende suspeito de tráfico de drogas no bairro Enéas, em Patrocínio