Material pode ter pertencido ao titanossauro Uberabatitan
Postado em: 10/11/2023
Um fóssil de aproximadamente 65 milhões de anos foi encontrado, nesta quinta-feira (9), em uma obra executada pela concessionária Eco050 na BR-050, no município de Uberaba-MG. O material possui cerca de 20 centímetros e será encaminhado para estudos científicos para que possa ser determinado a qual espécie pertencia.
O fóssil foi descoberto pela equipe da Geopac Consultoria Ambiental, empresa contratada pela Eco050 para acompanhar uma obra de recuperação de talude executada em uma área de potencial fossilífero.
Pelas primeiras análises do paleontólogo Paulo Macedo, que realiza o acompanhamento, o material está em bom estado de conservação e pode ter pertencido a um titanossauro, o Uberabatitan, mas serão necessárias avaliações mais aprofundadas para estabelecer com precisão a espécie e o tipo de fóssil encontrado.
Para garantir a segurança e sua preservação, o achado foi retirado do local para, posteriormente, ser encaminhado ao Museu dos Dinossauros, no distrito de Peirópolis.
Como é de praxe em toda obra executada em área de potencial fossilífero, a concessionária Eco050 e a contratada Geopac Consultoria Ambiental farão o monitoramento de escavações enquanto a recuperação do talude estiver em execução.

Daniel Henrique-Módulo FM/Assessoria Eco 050
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramCinco pessoas são presas por tráfico de drogas e porte ilegal de arma em Patrocínio
Homem é preso por ameaça e posse ilegal de arma em ocorrência de violência doméstica
Definidos os grupos da Copa Amapar 2026; Carajás/Fluminense representará Patrocínio
Nota de Falecimento: Claricinda Ferreira da Cunha, aos 78 anos