Por André Luiz Costa e Jânio Luiz | Módulo FM - Fotos: Reprodução redes sociais
Postado em: 29/04/2025
Moradores de diversos bairros de Patrocínio, especialmente do Belvedere, voltaram a reclamar da fumaça intensa proveniente do lixão da cidade nos últimos dias. A situação tem causado transtornos e problemas de saúde, principalmente em crianças com doenças respiratórias.
“Meu menino de cinco anos tem bronquite e está sofrendo com essa situação. É um odor muito forte. Tinha dado uma minimizada, agora voltou e está pior”, relatou um morador à Módulo FM na manhã desta segunda-feira (28).
Em entrevista à emissora, o secretário municipal de Meio Ambiente, Fábio Torezan, afirmou que o incêndio é considerado pela pasta como criminoso, de autoria desconhecida, e que a Prefeitura está atuando em parceria com a Secretaria de Obras para tentar minimizar os danos.
“Estamos cobrindo os resíduos com terra e fazendo o monitoramento para evitar a entrada de pessoas não autorizadas”, disse.
Torezan destacou ainda que a área está sendo monitorada e que a situação, neste momento, está sob controle.
Sobre uma solução definitiva, ele afirmou que a implantação de um novo aterro sanitário está em processo inicial, com estudos sendo preparados para futuro licenciamento. Segundo ele, trata-se de um processo demorado, que ainda depende da escolha de uma área adequada e do cumprimento das exigências legais.
OUÇA A ENTREVISTA DO SECRETÁRIO
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram