O objetivo é diminuir o impacto sobre os mineiros, visto que o preço interfere no custo dos transportes e no preço dos alimentos
Postado em: 26/10/2021
Foi publicado nesta segunda-feira (25) pelo Governo de Minas Gerais um decreto que reduz em mais de 6,5% o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) sobre o óleo diesel. Tal decisão vem em momento em que o preço sobre os combustíveis tem sofrido constantes alterações devido principalmente pela alteração do preço internacional e do aumento do dólar.
A partir da próxima segunda-feira (1º de novembro) a alíquota passará de 15% para 14%, o que na prática haverá uma redução de 6,5% no valor do imposto. De acordo com o governador Romeu Zema, esta é uma forma de auxiliar os mineiros mais pobres, visto que o preço do diesel interfere no custo de transporte e no preço dos alimentos.
O tributo não sofre reajuste desde 2012 Minas Gerais, segundo o próprio governo e ainda para seja efetiva, a redução deverá ser refletida no preço final cobrado nas bombas, algo que foge ao controle do Estado.
“Os preços dos combustíveis aumentam por causa da variação do câmbio e do preço internacional do petróleo. Aqui em Minas estamos fazendo a nossa parte. Não queremos que o aumento afete as famílias. Não é justo que o cidadão, que já está em condições muito ruins, continue a se prejudicar cada vez mais com a inflação. Com o decreto, não resolvemos o problema, mas damos a nossa contribuição”, pontuou o governador.
Com informações Agência Minas
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramMinicurso em Patrocínio aborda gestão de cafeterias com base na experiência internacional
Nota de Falecimento: Paulo César Gonçalves (BH), aos 57 anos
R$ 240 mil: ex-presidente do CAP, Roberto Avatar, o Tatá, cobra dívida do clube
Escolas de Patrocínio realizam assembleias para discutir adesão ao modelo cívico-militar
Sicoob Coopacredi doa excedente de energia solar ao Hospital do Câncer de Patrocínio