Postado em: 01/10/2020
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) faz um alerta para que os produtores rurais e a sociedade em geral se atentem para os riscos da raiva animal, enfermidade transmitida de animais para pessoas. A doença pode causar morte para o portador.
A transmissão para os herbívoros de produção se dá pelos morcegos hematófagos, aqueles que sugam o sangue durante a mordida.
A chefe o escritório regional do IMA em Patrocínio, Rosana Cunha Mendes, explica que o tipo de morcego que transmite a raiva é diferente das demais espécies. “O morcego hematófago tem uma característica peculiar, pois o abrigo onde ele está tem um cheiro muito forte. Eles ficam apoiados com as asas e patas na parede, e normalmente são encontrados em locais mais sossegados” informa.
Os proprietários de áreas rurais podem identificar os abrigos desses animais por meio das características apresentadas e entrar em contato com os veterinários do IMA que realizam a captura. O instituto possibilita que as notificações da raiva sejam feitas no portal www.ima.mg.gov.br ou pelo e-mail das unidades locais.
Daniel Henrique/Rafael Pires-Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramProfessor é investigado por suspeita de abuso sexual de crianças em Patos de Minas
Polícia Militar apura furto de telhado de galpão em fazenda de Patrocínio
Seis pessoas são presas em operação contra o tráfico de drogas no bairro Enéias
Máquinas chegam à MG-230 e obras de recuperação entre Patrocínio e Salitre são iniciadas
Serra do Cruzeiro recebe 5º Festival de Pipas no fim de agosto