O período de defeso irá até dia 28 de fevereiro de 2022
Postado em: 03/11/2021
Teve início nesta segunda-feira (1º) a piracema, período de reprodução dos peixes, onde é proibida a captura, transporte e armazenamento de espécies nativas na bacia hidrográfica da região. O período de defeso irá até dia 28 de fevereiro de 2022.
Estão também proibidas a pesca subaquática e a pesca no rio Quebranzol e seus afluentes. Além disso, está proibido a utilização de materiais perfurantes, tais como arpão, arbalete, fisga, bicheiro e lança.
Segundo a Polícia Militar do Meio Ambiente, as espécies consideradas nativas são todas as espécies de peixes que têm origem e ocorrência natural da bacia hidrográfica em questão.
No entanto, a captura de espécies não nativas (alóctones e exóticas) está permitida, até o limite de 03 (três) kg por pescador devidamente habilitado (carteira de pesca válida). Como espécies não nativas podemos citar tucunaré, carpa, piranha, tilápia, bagre africano e black-bass.
“Lembrando que Polícia Rodoviária vai estar nos auxiliando na fiscalização durante o transporte de peixe e equipamento. Estabelecimentos que comercializem peixe in natura, como supermercados e açougues, deverão protocolar até o segundo dia útil após a entrada do período de Piracema, a sua declaração de estoque. Qualquer dúvida a gente orienta estar procurando aí a Polícia Militar Ambiental porque para gente ir para essa atividade a gente tem que estar consciente que ele pode o que não pode. Não adianta durante o ato de fiscalização alegar que não sabia. Então a gente está à disposição à toda a comunidade”, informou o comandante da Polícia Militar do Meio Ambiente, Tenente Cortes.
A portaria que regulamenta a piracema na região (bacia do Rio Grande e Rio Paranaíba) pode ser consultada no endereço: http://www.siam.mg.gov.br/sla/download.pdf?idNorma=19214.
Também é importante esclarecer que a Polícia Militar do Meio Ambiente estará desencadeando operações em todo Estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir e reprimir condutas nocivas ao meio ambiente, sobretudo àquelas relacionadas a pesca ilegal.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramProfessor é investigado por suspeita de abuso sexual de crianças em Patos de Minas
Polícia Militar apura furto de telhado de galpão em fazenda de Patrocínio
Seis pessoas são presas em operação contra o tráfico de drogas no bairro Enéias
Máquinas chegam à MG-230 e obras de recuperação entre Patrocínio e Salitre são iniciadas
Serra do Cruzeiro recebe 5º Festival de Pipas no fim de agosto