Por André Luiz Costa | Módulo FM
Postado em: 24/09/2025
A ginecologista e mastologista Dra. Marcela Rosa Dias, integrante do corpo clínico do Hospital do Câncer de Patrocínio, participou entre os dias 18 e 20 de setembro do Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia, realizado em Goiânia (GO). O evento reuniu mais de mil participantes e cerca de 50 palestrantes nacionais e internacionais, consolidando-se como um dos principais encontros da área no país.
Durante o congresso, foram discutidos avanços no diagnóstico e tratamento de doenças da vulva, vagina e colo do útero, além de atualizações sobre infecções de difícil tratamento e infecções sexualmente transmissíveis. Um dos destaques foi o anúncio da mudança no modelo de rastreamento do câncer de colo de útero no Brasil, que deve ser implantado em breve.
Segundo a Dra. Marcela, a novidade promete maior eficiência na prevenção. “Hoje o rastreamento é feito pelo exame Papanicolau, que precisa ser repetido periodicamente. Agora, o Ministério da Saúde deve adotar a genotipagem do HPV de alto risco, um teste mais sensível, semelhante a um PCR. Se o resultado não detectar o vírus, a paciente só precisará repetir o exame em cinco anos”, explicou.
A médica destacou ainda a relevância da atualização profissional para o atendimento às pacientes do HC Patrocínio. “Participar desse congresso nos mantém conectados ao que há de mais moderno e eficaz em rastreamento e prevenção. Essa transição de modelo representa um grande avanço para a saúde das mulheres no Brasil”, afirmou.
Com temas que vão da vacinação à inovação em métodos diagnósticos, o congresso reforçou o compromisso dos especialistas em eliminar o câncer de colo de útero como um problema de saúde pública no país.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAutor usa telha de cerâmica para agredir homem em briga por ciúmes
Idoso de 81 anos é detido em São Gotardo suspeito de abusar sexualmente das netas de 3 e 7 anos
Homem é encontrado morto em apartamento no centro de Patos de Minas; companheira é presa
Piracema começa hoje em Minas e proíbe pesca de peixes nativos até fevereiro de 2026
Carreta com carga de milho é apreendida em Patrocínio; prejuízo de empresa pode chegar a R$ 137 mil