Por Gabriela Rabelo e Tony Galvão | Módulo FM
Postado em: 30/10/2025
Enquanto mais de 2 milhões de famílias deixaram o Bolsa Família em todo o país neste ano devido à melhora nas condições de renda, o município de Patrocínio também registrou uma redução no número de beneficiários.
De acordo com o Coordenador do CadÚnico da Secretaria Municipal de Assistência Social, Rogério Alves Freitas, 53 famílias saíram do programa em outubro, passando de 5.031 para 4.978 beneficiários. Segundo ele, o número é considerado baixo diante dos mais de 15 mil cadastros ativos no município, que incluem famílias de baixa renda e unipessoais.
O coordenador explicou que o governo federal tem liberado poucas novas inclusões desde julho, priorizando grupos específicos, como vítimas de violência, pessoas em situação de insegurança alimentar e pessoas em situação de rua.
Ainda segundo Rogério, a melhora de renda familiar é o principal motivo para a saída dos beneficiários. Quando o sistema identifica aumento na renda per capita acima de R$ 218, o benefício passa a ser reduzido pela metade por até um ano, conforme a Regra de Proteção — prazo que antes era de dois anos.
Mesmo com as exclusões, famílias que permanecem dentro dos critérios de meio salário mínimo por pessoa continuam recebendo outros benefícios federais. O coordenador reforçou que os cadastros são revisados constantemente, com visitas domiciliares realizadas pela equipe do CadÚnico, especialmente para casos de famílias unipessoais.
O programa Bolsa Família segue atendendo 18,9 milhões de famílias em todo o país, o menor número desde o início do atual mandato presidencial.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAutor usa telha de cerâmica para agredir homem em briga por ciúmes
Idoso de 81 anos é detido em São Gotardo suspeito de abusar sexualmente das netas de 3 e 7 anos
Homem é encontrado morto em apartamento no centro de Patos de Minas; companheira é presa
Piracema começa hoje em Minas e proíbe pesca de peixes nativos até fevereiro de 2026
Carreta com carga de milho é apreendida em Patrocínio; prejuízo de empresa pode chegar a R$ 137 mil