Da redação da Módulo FM com Ascom CBMMG
Postado em: 12/08/2025
Na noite desta segunda-feira (11), um incêndio em vegetação em uma fazenda na região do Pântano, em Patos de Minas/MG, consumiu cerca de 526 hectares de reserva natural e Área de Preservação Permanente (APP), conforme levantamento via Google Earth.
Na manhã de hoje, equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, com apoio de cinco funcionários da fazenda, realizaram ações de combate.
Um sobrevoo com drone mapeou as frentes de fogo, orientando a estratégia tática. A equipe do Grupamento de Combate a Incêndios Florestais (GCIF) de Patos utilizou abafadores e sopradores, mas a reignição, impulsionada por fogo subterrâneo, alta temperatura e baixa umidade, dificultou o controle.
A estratégia foi ajustada para proteger 230 hectares de lavoura de café, 364 placas solares e a casa de máquinas, adotando combate indireto com linhas frias, contra-fogo e aceiros artificiais, que resultaram na contenção do incêndio.
O rescaldo foi concluído, e uma frente de fogo que avançava para uma propriedade adjacente foi controlada com aceiros preventivos. Uma equipe do Corpo de Bombeiros permaneceu no local na manhã do dia 12 para monitoramento.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAmanda, desaparecida desde 3 de agosto, é encontrada em Luz (MG)
TCE-MG suspende expansão das escolas cívico-militares em Minas Gerais
Polícia Militar e bombeiros combatem incêndio de 526 hectares em fazenda da região
Suspeito de tráfico de drogas é preso com cocaína e crack no bairro Serra Negra
Após agredir homem com pauladas e chutes, autor é preso pela PM