.
Postado em: 25/11/2021
Ocorreu na manhã desta quarta-feira (24), no Auditório Geraldo Campos, na Prefeitura Municipal de Patrocínio, uma reunião para a apresentação do Programa Descubra, realizada pelo Juiz de Direito da Vara Criminal e da Infância e Juventude da Comarca de Patrocínio, Dr. Serlon Silva Santos.
O Programa Descubra foi instituído por meio do Acordo de Cooperação Técnica nº 082/2019, que integra o Projeto de Interiorização do Programa de Incentivo a Aprendizagem Profissional de Minas Gerais. Este visa o desenvolvimento de ações articuladas para ampliar as oportunidades de inclusão de adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade em programas de aprendizagem e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional em todo o Estado de Minas Gerais.
“A importância do projeto se resume no fato de que não basta apenas o estado impor aos menores infratores medidas socioeducativas, é preciso que ele proporcione uma efetiva ressocialização. E para que isso aconteça, é preciso que haja um engajamento de toda a sociedade no sentido de proporcionar medidas que possibilitem essa ressocialização. E uma dessas medidas é a profissionalização desses menores, a oportunização a eles de que recebam conhecimento, recebam capacitação para que eles sejam retirados daquele contexto de vulnerabilidade”, afirmou Dr. Serlon Silva Santos.
O programa é voltado especialmente àqueles que estão em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas, em situação de acolhimento institucional ou resgatados de situação de trabalho infantil.
Durante a reunião o Diretor do Foro e Juiz Titular da 1ª Vara Criminal e de Execução Penal da Comarca de Frutal, Dr. Gustavo Moreira, representante do Tribunal de Justiça de Minas Gerais no Programa de Interiorização “Descubra”, participou de forma online onde explanou sobre o Projeto para os presentes.
Representando o Executivo Municipal, o Vice-Prefeito, Humberto Donizete Ferreira (Bebé) reafirmou o compromisso do Governo Municipal com as ações que promovam mais dignidade e justiça social. “Os dados de reincidência de infratores na criminalidade é grande, devido à falta de acolhimento e oportunidade, capazes de transformar a vida desses jovens, por isso precisamos abraçar essa parceria”, pontuou.
Também participaram do evento o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Pastor Aláercio Rodrigues Luzia, que será responsável por organizar um comitê para adesão ao programa; representando a Polícia Militar, o Capitão Severo; o Chefe de Instrução do TG 04-020, Subtenente Marcos Adriano; a Superintendente Regional de Ensino, Luzia Paiva; o Presidente do Sindcomércio, Wander Júnior de Carvalho; o Presidente do Sindicato dos Contabilistas, Gilberto Faria; a Presidente CMDCA, Clementina Aparecida Caldeira; representando o SENAC, Patrícia Fonseca; representando a Rede Cidadã, Shirleyne Souza, além de secretários municipais, vereadores, representantes do CIAAP, empresários e imprensa.
Stéfany Dias/Janio Luiz – Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAutor usa telha de cerâmica para agredir homem em briga por ciúmes
Idoso de 81 anos é detido em São Gotardo suspeito de abusar sexualmente das netas de 3 e 7 anos
Homem é encontrado morto em apartamento no centro de Patos de Minas; companheira é presa
Piracema começa hoje em Minas e proíbe pesca de peixes nativos até fevereiro de 2026
Carreta com carga de milho é apreendida em Patrocínio; prejuízo de empresa pode chegar a R$ 137 mil