Por André Luiz Costa | Módulo FM - Foto: Arquivo
Postado em: 16/05/2025
A reitora do Unicerp demonstrou otimismo quanto à possibilidade de Patrocínio ser escolhida para receber um curso de Medicina. Em entrevista à Módulo FM nesta quinta-feira (15), Iêda Pereira Magalhães Martins destacou que o processo é altamente competitivo, mas ressaltou a qualidade da proposta enviada pela instituição.
"A gente sabe que o governo, há alguns anos, suspendeu a abertura de novos cursos de Medicina, então não foi possível à instituição pleitear. Mas, no ano passado, foi publicado um edital — que é uma forma diferente. A gente tem que concorrer a esse curso, é diferente de simplesmente solicitar uma autorização para abrir o curso. É uma concorrência, e como toda concorrência, outras instituições também estão participando", disse ao repórter Julio Passos.
"No estado de Minas, por exemplo, são nove regiões participando e, dessas, apenas dois cursos serão aprovados. Ou seja, não é nada fácil, mas nós estamos torcendo. O Unicerp apresentou tudo o que foi solicitado, toda a documentação, e nós não tivemos nenhum problema durante esse processo. Várias instituições precisaram apresentar documentos adicionais, justificar pontos — aqui, não teve nada disso. Tudo que foi enviado foi aprovado. O projeto do nosso curso foi muito bem feito, muito fundamentado, então nós temos, sim, condições reais de conseguir o curso de Medicina", acrescentou.
O prefeito Gustavo Brasileiro afirmou recentemente que a cidade possui duas propostas cadastradas no Ministério da Educação — uma do próprio Unicerp e outra do IMEPAC — e que a estrutura hospitalar local, com leitos SUS, profissionais qualificados e rede de saúde robusta, atende plenamente às exigências para a formação médica. Segundo ele, Patrocínio apresenta pontuação técnica superior à de Monte Carmelo, que também está na disputa.
Durante a Fenacafé, o deputado federal Weliton Prado reforçou a expectativa para a chegada da graduação na região. Ele acrescentou que a decisão final sobre a cidade escolhida será anunciada pelo Governo Federal até o final de agosto.
"Agora, já estamos na etapa final, e provavelmente teremos essa resposta no final de agosto. Então, vamos torcer para que a nossa cidade e a nossa instituição sejam vencedoras. E eu acho que é um ponto muito importante a se destacar: o curso de Medicina aqui no Unicerp será muito bom para a cidade em todos os aspectos. E, principalmente, é importante dizer que a nossa instituição é mantida por uma fundação comunitária, sem fins lucrativos. Isso é um diferencial muito relevante", finalizou Iêda.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram