O evento reuniu sindicatos, autoridades e especialistas para discutir soluções para o trabalho rural e prevenir condições análogas à escravidão
Postado em: 25/09/2024
O “Seminário Melhorando as Condições de Trabalho na Cadeia Produtiva do Café”, realizado nestas terça e quarta, dias 24 e 25 de setembro, em Patrocínio, trouxe debates sobre o trabalho rural na cafeicultura. Organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG), em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR), o evento contou com representantes de sindicatos e especialistas no tema.
Segundo Pedro Mário Ribeiro, vice-presidente da FETAEMG, o objetivo foi promover uma discussão mais profunda sobre a relação de trabalho no setor, buscando soluções através do diálogo e da conscientização, evitando recorrer à justiça, salvo em casos extremos. Jorge Carvalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio, destacou a importância do seminário para a região, que é um dos maiores polos produtores de café do Brasil.
O procurador do Ministério Público do Trabalho em Uberlândia, Dr. Paulo Velloso, também participou do evento e ressaltou a necessidade de fortalecer a fiscalização e combater condições análogas à escravidão, que ainda persistem em algumas áreas. Ele destacou a atuação de equipes interinstitucionais, como o grupo móvel, na identificação e resgate de trabalhadores em situações precárias.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio (STR), Joel de Carvalho, esteve presente.
Realizado nas ACIP/CDL, o seminário, que teve apoio da Embaixada da Alemanha e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), firmou o compromisso de seguir promovendo melhorias nas condições de trabalho na cafeicultura, tanto em Patrocínio quanto em outras regiões cafeeiras do Brasil.
⌨️ Por André Luiz Costa e Jânio Luiz | Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAutor usa telha de cerâmica para agredir homem em briga por ciúmes
Idoso de 81 anos é detido em São Gotardo suspeito de abusar sexualmente das netas de 3 e 7 anos
Homem é encontrado morto em apartamento no centro de Patos de Minas; companheira é presa
Piracema começa hoje em Minas e proíbe pesca de peixes nativos até fevereiro de 2026
Carreta com carga de milho é apreendida em Patrocínio; prejuízo de empresa pode chegar a R$ 137 mil