Postado em: 09/04/2020
Neste momento de pandemia, várias instituições se mobilizam para auxiliar a sociedade no enfrentamento da crise. A falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de saúde que lidam no combate à Covid-19 preocupa. Diante disso, a UFV-Rio Paranaíba está confeccionando máscaras de proteção (face shield) de uso individual. Essas máscaras, produzidas com a utilização de uma impressora 3D, seguem as normas de produção da ANVISA publicadas em caráter extraordinário e temporário, em virtude da emergência de saúde pública internacional relacionada ao Sars-CoV2.
A fabricação das máscaras é parte das ações da Comissão de Produção de Inovações Tecnológicas no Combate à Covid-19, do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV que testou e validou o modelo a ser produzido. Segundo a professora Raiane Machado Gomes, que coordena a iniciativa do curso de Engenharia de Produção no campus de Rio Paranaíba, todas as máscaras de proteção fabricadas serão doadas para hospitais e unidades de saúde do Alto Paranaíba. A expectativa de capacidade de produção, inicialmente, é de 1.000 máscaras de proteção.
Segundo o diretor-geral da UFV-Rio Paranaíba, professor Renato Ruas, a universidade teve autorização da Fundação Ezequiel Dias, para realização testes para detecção do novo Coronavirus, que será realizado no Campus, no laboratório de genética clínica.
A Fundação Ezequiel Dias credenciou 19 laboratórios em Minas Gerais desses dezenove, seis laboratórios são da Universidade Federal de Viçosa, sendo um em Rio Paranaíba.
Também houve a mobilização de vários professores e técnicos de laboratório em várias frentes de atuações, uma delas é a produção de álcool 70%. Foi adquirido cerca de 300 embalagens de frascos borrifadores que estão chegando, onde será distribuído inicialmente para algumas unidades de saúde e para aquelas aqueles setores que eventualmente nos demandar.
O curso de nutrição que elaborou algumas cartilhas alguns encartes para distribuição nos restaurantes e lanchonetes a fim de orientar os empresários e profissionais do setor da melhor forma possível de enfrentar de uma forma higiênica.
Para viabilizar e aumentar essa capacidade é necessário recursos para compra de materiais. Assim, a mobilização de toda sociedade será importante no reforço da proteção aos profissionais de saúde. Os interessados em receber as máscaras ou contribuir com doações devem preencher o formulário disponível no link: acesse aqui.
Para identificação das doações realizadas para a produção dos EPI´s pelo campus de Rio Paranaíba, destinadas às demandas da região do Alto Paranaíba, é necessário enviar o comprovante da transferência ou depósito na conta da Fundação Arthur Bernardes (CNPJ: 20.320.503/0001-51, Banco do Brasil, Agência: 0428-6, Conta Corrente: 3362-6) e para o e-mail raianemachado@ufv.br.
O diretor-geral da UFV-Rio Paranaíba, professor Renato Ruas, reafirma o compromisso do campus na promoção de ações de suporte ao combate da Covid-19, na cidade e região. A busca de alternativas é constante e o esforço de toda comunidade acadêmica garante ações como a produção de EPIs pelo Laboratório do Curso de Engenharia de Produção.
Por Juliano Resende - Jornalista - MTB: 0020718/MG
Envie sugestões, imagens e informações para o nosso WhatsApp. Clique aqui para acessar o WhatsApp


Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAutor usa telha de cerâmica para agredir homem em briga por ciúmes
Idoso de 81 anos é detido em São Gotardo suspeito de abusar sexualmente das netas de 3 e 7 anos
Homem é encontrado morto em apartamento no centro de Patos de Minas; companheira é presa
Piracema começa hoje em Minas e proíbe pesca de peixes nativos até fevereiro de 2026
Carreta com carga de milho é apreendida em Patrocínio; prejuízo de empresa pode chegar a R$ 137 mil