Com objetivo de reduzir incidência de pragas nas lavouras, IMA estima fiscalização presencial em 124 propriedades no estado
Postado em: 22/09/2021
Teve início na última segunda-feira (20/9) o vazio sanitário do algodão e do feijão nas lavouras de Minas. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), é o responsável pela fiscalização do manejo no estado com o objetivo de reduzir a incidência do bicudo do algodoeiro, mosaico dourado e mosca branca nas plantações. Essas pragas causam prejuízos econômicos aos produtores.
Durante o vazio sanitário, os produtores não podem cultivar ou manter plantas vivas e remanescentes de safras anteriores.
Segundo o fiscal assistente agropecuário do IMA, Geraldo Borges, disse que o feijão não é cultivado na região de Patrocínio, tendo lavouras na região Noroeste do estado. Já para o algodão o vazio sanitário vai até o dia 20 de novembro. “De acordo com a portaria do IMA 1884 de 23 de novembro de 2018, a autarquia poderá autorizar o plantio de algodão em apenas duas situações, para plantio destinado a pesquisa cientifica e em área destinada a produção de sementes genética. Somente nestes dois casos que o IMA autoriza o plantio durante esta época de vazio” disse Geraldo.
Ainda de acordo com o fiscal, as infrações vêm diminuindo com o passar dos anos, indicando que os produtores estão mais conscientes e preocupados com a proteção de suas lavouras. Geraldo lembra também que o IMA já retornou com as fiscalizações presenciais, e o produtor que não cumprir com o vazio sanitário estará sujeito a infrações.
A lavratura de auto de infração ocorre somente se, após o prazo concedido, o produtor não tiver feito a erradicação das plantas voluntárias de algodão e de feijão. “Ou seja, aquelas que nascem espontaneamente nas áreas produtivas e que devem ser eliminadas para não servirem de hospedeiras para as pragas”, explicou Borges.
Tony Galvão / Rafael Pires – Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramProfessor é investigado por suspeita de abuso sexual de crianças em Patos de Minas
Polícia Militar apura furto de telhado de galpão em fazenda de Patrocínio
Seis pessoas são presas em operação contra o tráfico de drogas no bairro Enéias
Máquinas chegam à MG-230 e obras de recuperação entre Patrocínio e Salitre são iniciadas
Serra do Cruzeiro recebe 5º Festival de Pipas no fim de agosto