Nova ferrovia que partiria da cidade é vista como estratégica para o escoamento de cargas rumo aos portos capixabas, impulsionando negócios e logística na região
Postado em: 03/09/2024
A construção de uma nova ferrovia que sairia de Patrocínio, tem despertado grande interesse no Espírito Santo. Com uma extensão de cerca de 450 km, a linha férrea promete conectar a cidade com Sete Lagoas/MG, passando pelo Corredor Centro-Leste Brasileiro e melhorando o acesso aos portos capixabas.
O projeto é estratégico para o Espírito Santo, especialmente para melhorar o escoamento de cargas agrícolas e industriais do interior de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. A Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e o governo capixaba têm pressionado o Governo Federal para que o projeto saia do papel, enfatizando a importância da ferrovia para a expansão da capacidade de movimentação dos portos locais.
Durval Vieira de Freitas, CEO da DVF Consultoria, reforça que a implementação do contorno da Serra do Tigre (que fica no município de Abaeté/MG) é fundamental para aumentar a capacidade logística do Espírito Santo. Segundo ele, "o contorno vai permitir que o volume de carga saltar de 7 milhões para 20 milhões de toneladas anuais, atraindo novas indústrias agrícolas e de beneficiamento de produtos como soja e milho."
O presidente da Findes, Paulo Baraona, acrescenta que o investimento na ferrovia é crucial não só para o escoamento da produção, mas também para atrair novos negócios para o estado. Ele destaca que o trecho vai aprimorar a infraestrutura do Corredor Centro-Leste, facilitando a conexão entre o interior do Brasil e os portos capixabas.
A ferrovia também visa solucionar desafios operacionais da Serra do Tigre, onde o trajeto atual, com várias inclinações e curvas fechadas, limita a velocidade dos trens a 16 km/h. Com a nova linha, a velocidade pode aumentar para 60 km/h, reduzindo distâncias e custos logísticos.
A expectativa é que a nova ferrovia beneficie tanto Minas Gerais quanto o Espírito Santo, consolidando o Corredor Centro-Leste e promovendo um salto na movimentação de cargas agrícolas e industriais na região.
⌨️ Por André Luiz Costa | Módulo FM com informações de Tribuna Online - Foto: Ilustração
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAutor usa telha de cerâmica para agredir homem em briga por ciúmes
Idoso de 81 anos é detido em São Gotardo suspeito de abusar sexualmente das netas de 3 e 7 anos
Homem é encontrado morto em apartamento no centro de Patos de Minas; companheira é presa
Piracema começa hoje em Minas e proíbe pesca de peixes nativos até fevereiro de 2026
Carreta com carga de milho é apreendida em Patrocínio; prejuízo de empresa pode chegar a R$ 137 mil