19 pessoas já morreram de Dengue em todo o estado
Postado em: 20/02/2024
Foi divulgado nesta segunda-feira (19/02), pela Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais, um novo Boletim Epidemiológico de Dengue, Chikungunya e Zika Virus, no estado.
O novo boletim aponta que Patrocínio registrou até o momento 889 casos de Dengue e nenhum de Chikungunya e Zika Virus.
A capital do café registrou um aumento de 213 casos de Dengue, em relação ao último boletim divulgado no dia 15 deste mês, que era de 676 casos e até está segunda-feira (19/02) estava com 889 casos confirmados para a doença.
Chikungunya em Minas:
O número de mortos por Chikungunya subiu para quatro em Minas Gerais. O dado representa um aumento de 300%, já que na sexta-feira (15), o último documento contabilizava apenas um óbito pela doença.
Ainda de acordo com o boletim, 19 pessoas já morreram de dengue desde o início do ano no estado. Em relação ao número de casos, Minas Gerais teve 75.310 infecções por dengue confirmadas e 16.907 por Chikungunya. Há um caso de Zika, mas nenhuma morte pela doença.
Clique aqui e confira o Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (19/02).
Prevenção:
Dicas simples podem ajudar na prevenção contra dengue dentro da sua residência e assim evitar que sua família seja vítima da doença. São atitudes e medidas que aos serem adotadas no seu dia a dia farão a diferença para toda sociedade.
Evitar água parada em pneus, latas e garrafas vazias sempre é importante, assim como cuidar as plantas e vasos, potes e outros objetivos que acumulam água. Realizar a limpeza regular da caixa d’água e sempre mantê-la fechada, com tampa adequada também entra nesta lista. O cuidado com a sua residência, terreno e lote vai fazer a diferença no combate à doença.
Outro ponto citado por especialistas é a verificação das calhas, retirando por exemplo folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr por elas. Colocar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada, assim como eliminar entulhos do seu quintal. O pote de água para seu animal de estimação também deve ser trocado com frequência.
Ações simples como eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerante e sacos abertos que possam acumular água ajudam no combate à dengue. Piscinas que não estiverem em uso podem ser cobertas para evitar a proliferação dos mosquitos. Tampar os ralos é mais uma medida recomendada.
Se tiver ocorrendo obras na residência sempre é bom estar atento a equipamentos como lonas, carrinhos de mão, betoneiras para não acumularem água. Na lista ainda aparece as limpezas da bandeja externa da geladeira e da bandeja coletora de água do ar-condicionado.
Para sua proteção individual os repelentes também são recomendados, pois podem evitar as picadas dos mosquitos. A composição do produto indica o tempo de proteção e necessidade da reaplicação. Caso for aplicar outros itens como protetor solar ou hidratante, a dica é usar o repelente por último. Se for para crianças, ficar atento se o produto é de uso pediátrico.
Sobre os inseticidas em spray ou de tomada os especialistas alertam que ajudam a matar os mosquitos adultos, principalmente em ambientes fechados, por isso a eficácia é limitada. Já o uso de mosqueteiros e telas nas janelas dos quartos ajudam bastante, para que os mosquitos não entrem nas dependências.
Anderson Rocha/SES
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAutor usa telha de cerâmica para agredir homem em briga por ciúmes
Idoso de 81 anos é detido em São Gotardo suspeito de abusar sexualmente das netas de 3 e 7 anos
Homem é encontrado morto em apartamento no centro de Patos de Minas; companheira é presa
Piracema começa hoje em Minas e proíbe pesca de peixes nativos até fevereiro de 2026
Carreta com carga de milho é apreendida em Patrocínio; prejuízo de empresa pode chegar a R$ 137 mil