Por André Luiz Costa | Módulo FM - Foto: ABr
Postado em: 06/12/2024
Os Microempreendedores Individuais (MEIs) e as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) ganharam mais tempo para regularizar suas dívidas com a Receita Federal. O novo prazo para quitar pendências e evitar a exclusão do Simples Nacional foi estendido para 31 de janeiro de 2025 — anteriormente, o limite era 31 de dezembro deste ano.
Mais de 1,8 milhão de empresas foram notificadas em outubro sobre as dívidas, que somam R$ 26,7 bilhões. Caso as pendências não sejam regularizadas, as empresas serão excluídas do regime em 1º de fevereiro de 2025, perdendo benefícios fiscais e enfrentando dificuldades como emissão de notas fiscais e manutenção de contratos.
O processo de regularização pode ser feito de forma 100% digital pelos portais do Simples Nacional ou e-CAC, com opções de pagamento à vista ou parcelado.
Entre as vantagens estão descontos em juros e multas, parcelamento em até 133 vezes e redução da parcela inicial.
Além disso, é importante que os empreendedores verifiquem suas pendências no Relatório de Pendências e resolvam questões como a Declaração Anual (DASN-SIMEI) para garantir benefícios previdenciários e o acesso a crédito.
O Sebrae e especialistas reforçam a importância de se organizar financeiramente para evitar problemas futuros e manter a continuidade dos negócios.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAutor usa telha de cerâmica para agredir homem em briga por ciúmes
Idoso de 81 anos é detido em São Gotardo suspeito de abusar sexualmente das netas de 3 e 7 anos
Homem é encontrado morto em apartamento no centro de Patos de Minas; companheira é presa
Piracema começa hoje em Minas e proíbe pesca de peixes nativos até fevereiro de 2026
Carreta com carga de milho é apreendida em Patrocínio; prejuízo de empresa pode chegar a R$ 137 mil