.
Postado em: 28/07/2022
Foi realizado na manhã do último sábado (23) no auditório da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer) o lançamento do primeiro café industrializado com certificação de agricultura regenerativa do mundo. Lançado pela Expocaccer em conjunto com a Dulcerrado, o café pertence ao cooperado Fernando Nogues Beloni, que em dezembro do ano passado conquistou o certificado de primeira fazenda de café no mundo através da certificadora Regenagri®, programa internacional, que tem como objetivo garantir a saúde e a preservação do solo.
A certificação emitida pela empresa Control Union, empresa britânica presente em mais de 70 países, reconhece que o café foi produzido com boas práticas agrícolas e o uso da tecnologia aliada ao manejo responsável, garantindo alta produtividade da lavoura em harmonia com o bioma do Cerrado.
“Um feito inédito que veio para consagrar todo trabalho desenvolvido pelo nosso cooperado Fernando Beloni e sua família. Um café que contém que contém raízes familiares, origem, amor, muita dedicação e possui a qualidade e a sustentabilidade como bases”, afirmou a Trader de Cafés Especiais, Sandra Moraes.
De acordo com a cooperativa, os amantes de cafés sustentáveis apreciarão um café da variedade Catuaí Amarelo, com 86 pontos, produzido a 1.139 metros de altitude, na Fazenda Horizontina, localizada em Coramondel-MG. Dentre as nuances mais marcantes da bebida, destacam-se o aroma de Laranja, caramelo e mel. No sabor, pode-se encontrar o chá de rosas, limão siciliano, rapadura, caramelo e chá de cidreira.
O café faz parte da Edição Especial Raízes da Dulcerrado que visa apresentar e promover os cafés especiais cultivados na Região do Cerrado Mineiro, em fazendas dos cooperados da Expocaccer, com base nas práticas sustentáveis que promovem a preservação do meio ambiente, a origem e que possuem certificado de Agricultura Regenerativa.
Outra novidade apresentada no evento está nas versões que serão disponibilizadas: café torrado em grãos, café torrado e moído e café cru em grãos – para quem gosta de fazer sua própria torra, de forma caseira e única.
Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de degustar o café e suas harmonizações. “Essa primeira remessa com o certificado regenerativo foi bastante celebrada, pois valida as práticas sustentáveis de equilíbrio de todo o bioma cultivado. É o reconhecimento das nossas iniciativas no campo pelo consumidor”, disse Fernando Beloni.
Interessados podem adquirir as versões do lançamento na Cafeteria Dulcerrado e também na loja online, no site: www.dulcerrado.com.br.
ASCOM Expocaccer
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramAutor usa telha de cerâmica para agredir homem em briga por ciúmes
Idoso de 81 anos é detido em São Gotardo suspeito de abusar sexualmente das netas de 3 e 7 anos
Homem é encontrado morto em apartamento no centro de Patos de Minas; companheira é presa
Piracema começa hoje em Minas e proíbe pesca de peixes nativos até fevereiro de 2026
Carreta com carga de milho é apreendida em Patrocínio; prejuízo de empresa pode chegar a R$ 137 mil