Da redação da Módulo FM com G1 | Foto: Cocapil/Site oficial
Postado em: 10/01/2026
O desaparecimento de cerca de 21 mil sacas de café armazenadas na cooperativa de Ibiraci, no Sul de Minas, causou um prejuízo estimado em R$ 132 milhões e afetou diretamente dezenas de produtores rurais e a economia do município, que tem pouco mais de 10 mil habitantes.
Um empresário de Franca (SP), presidente da Cocapil, é apontado como principal suspeito e teve a prisão preventiva decretada pela Justiça de Minas Gerais. Ele é considerado foragido.
Produtores relatam que deixaram o café nos armazéns da cooperativa e, ao tentarem retirar o produto, descobriram que ele não estava mais no local. A situação começou a ser percebida em agosto do ano passado.
Para pequenos agricultores, a perda compromete a renda e até a continuidade da produção. Há relatos de dificuldades para manter a lavoura e honrar compromissos básicos.
A Polícia Civil informou que já ouviu diretores da cooperativa e produtores e que a investigação está em fase final. A defesa do empresário afirma que o prejuízo estaria ligado a dificuldades financeiras e oscilações do mercado e diz que ele busca formas de ressarcir as vítimas.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramForagido por homicídio é preso pela Polícia Militar em Coromandel
Polícia recupera carro furtado e prende dois suspeitos em Patrocínio
Ônibus que capotou na BR-365 seguia a 110 km/h em trecho de 80 km/h, aponta laudo
Atualização cadastral é necessária para acesso ao programa Pé-de-Meia no início do ano letivo
Projeto Acolher leva serviços sociais e garantia de direitos aos distritos de Patrocínio